quinta-feira, 21 de maio de 2009

Semana da luta contra as Hepatites Virais

O Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais da Saúde realiza, de 18 a 24 de maio, a Semana de Luta contra as Hepatites Virais. A proposta surgiu a partir de articulação com movimentos sociais em defesa de portadores da doença no Brasil e no exterior, que já escolheram 19 de maio como um dia de mobilização em todo o mundo.
No Brasil, a semana será marcada por atividades em diversos estados, organizadas por secretarias estaduais da Saúde, Ministério da Saúde, Congresso Nacional, organizações não-governamentais, com apoio de parceiros do setor privado. “Nosso objetivo é juntar esforços para sensibilizar os gestores e a população sobre as hepatites, especialmente as causadas pelos vírus B e C, que são doenças silenciosas, mas que podem acarretar sérios problemas de saúde se não forem detectadas precocemente”, explica o coordenador do Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das de Hepatites Virais, Ricardo Gadelha.
Em Brasília, as atividades envolverão não só a oferta de informações à população, mas também a intensificação de testes de hepatites B e C e vacinação contra a hepatite B para a faixa etária de 10 a 19 anos. Um dos pontos da mobilização será o shopping Pátio Brasil, onde haverá um stand entre os dias 19 e 22 de maio. No local será possível receber a vacina (nos dias 19 e 20) e informações sobre a doença durante todo o período de funcionamento do shopping.

2 comentários: